Em www.pcp.pt

O <i>Comunista</i> e <i>O Têxtil</i>

Depois do Avante! clandestino, d' O Marinheiro Vermelho e da imprensa prisional, o PCP disponibiliza agora no seu sítio da Internet, por ocasião do seu 90.º aniversário, os jornais O Comunista e O Têxtil. Numa nota do seu Gabinete de Imprensa, o Partido justifica a iniciativa pelo desejo de «proporcionar o acesso a documentos únicos e indispensáveis para o conhecimento do nosso passado recente, designadamente daquilo que foi o regime fascista, da luta dos trabalhadores e do povo português e do papel dos comunistas na resistência».

O Comunista foi o primeiro órgão do PCP e teve um total de 55 números, entre 16 de Outubro de 1921 e 6 de Novembro de 1926 – com uma interrupção entre Novembro de 1921 e Maio de 1923. Durante a primeira fase, explica a nota, publicaram-se apenas 7 números (não se dispõe do n.º 6) e na segunda 48 (não se dispõe dos números 25 e 47).

Quando ao jornal O Têxtil, afirma-se na nota divulgada no sábado, foi publicado entre Janeiro de 1956 e Março de 1974, com uma periodicidade irregular e mesmo com algumas interrupções na sua publicação. A colecção integral que se disponibiliza é composta por 71 números, um suplemento ao n.º 33 e uma separata do número 48 (Março-Abril de 1963).



Mais artigos de: Em Foco

Pescadores respondem a nova ameaça

No dia 25 de Fevereiro, em mais de 60 embarcações, pescadores de ambas as margens do Tejo partiram da Trafaria e concentraram-se em Pedrouços, para repudiarem o novo Código Contributivo da Segurança Social, em vigor desde 1 de Janeiro. Armadores da pesca artesanal e costeira poderão ter de abandonar a actividade.

90 anos de futuro

Com casa cheia e um caloroso ambiente de alegria e confiança, o PCP iniciou sexta-feira à noite, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, a celebração do 90.º aniversário da fundação do Partido. Lembrando e honrando um passado glorioso, o comício-festa foi vigorosamente apontado às batalhas do presente e à construção de melhor futuro.

Fazer a <i>terra sem amos</i>

Sob o lema Liberdade, Democracia, Socialismo – um Projecto de Futuro, iniciamos aqui, com este comício na cidade de Lisboa, as comemorações do 90.º aniversário do PCP que se ampliarão a todo o País e por todo o presente ano, combinando e...

Um Partido a crescer

Largas centenas de militantes e simpatizantes comunistas assinalaram o 90.º aniversário num grande almoço realizado no Seixal, com a presença de Jerónimo de Sousa.

Comemorações por todo o País

Para além das grandes iniciativas comemorativas do 90.º aniversário do PCP, que contaram com a participação do Secretário-geral, realizaram-se muitas outras por todo o País. Em Setúbal, no sábado, foram colocadas 90 bandeiras do PCP por toda a cidade –...

Venda especial

Também pelo Avante! se levou mais longe o significado do 90.º aniversário do PCP. A edição passada, contendo um suplemento de 16 páginas, foi alvo de uma venda especial, que se saldou num notável êxito, mais que duplicando a habitual tiragem do jornal.